Da
Diretoria de Comunicação / PMBC


Atleta medalhista de bocha paralímpica, Fernando Bittencourt Wolfram lança o livro “Sem Deus” na Biblioteca Municipal Machado de Assis, em Balneário Camboriú, dia 29 de novembro, às 19h. A obra reúne textos escritos de uma maneira diferente nos últimos 16 anos por Fernando, que tem paralisia cerebral.


Na obra, o autor faz uma imersão sobre o significado da fé. O primeiro capítulo conta a história de Fernando, 41 anos, que não anda e nem fala devido à paralisia cerebral causada por falta de oxigenação no parto. O segundo capítulo é feito de crônicas sobre a vida criadas pelo autor nos últimos anos. Como consegue controlar a mobilidade da cabeça, ele escreve por meio de um aparato fixado na testa, digitando no teclado do computador. Método semelhante ele usa para pintar quadros.


“A minha história de vida é divertida e inclui momentos maravilhosos que eu vivi. Momentos bem vividos, mesmo sem andar e sem falar. Quando eu conheci Deus de verdade, a minha vida mudou completamente. Entendi o sentido da vida: é o amor! Amor pela vida, o amor de Deus sobre mim, o amor entre pessoas”, escreveu Fernando na sinopse da obra.


O autor, que é um dos maiores medalhistas dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), dá destaque especial também à mãe, Marlete Bittencourt Wolfram. Ela é descrita como um anjo em sua vida, guerreira, companheira, os braços e as pernas dele. Fernando tem um irmão gêmeo e uma irmã mais velha. O pai faleceu quando eles eram crianças.


Quem reuniu e revisou os textos do autor foi o jornalista Rafael Wielewski. Há cerca de 15 anos, Rafael fez o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo sobre Fernando, que já era campeão de bocha paralímpica. “Ele foi me enviando e-mail nos últimos anos, me mandava textos, crônicas, situações que ele estava passando. Fui organizando esse material. Os textos são bem maduros, sobre a vida, a felicidade, Deus, fé. Ele sempre me dizia que tinha um sonho de escrever um livro, mas esse sonho estava meio distante. Esse ano parei e disse: vamos fazer o livro”, conta Rafael.


A obra, que tem 171 páginas, será vendida no lançamento por R$ 40. Após, a comercialização será pelo endereço eletrônico https://clubedeautores.com.br/livro/sem-deus-2.




Trajetória esportiva


Fernando tem o título de Campeão Catarinense de Bocha Paralímpica na Categoria BC3 (categoria na qual competem atletas com deficiências severas, podendo usar instrumento auxiliar ou ter ajuda de outra pessoa, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro). Ele já ganhou 22 medalhas de ouro, 21 de prata e sete de bronze nos Parajasc, Campeonatos Brasileiros e Circuitos Catarinense.


Serviço

O quê: Lançamento do livro “Sem Deus”, de Fernando Bittencourt Wolfram
Quando: dia 29 de novembro (terça-feira), às 19h
Onde: Biblioteca Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500, Centro de Balneário Camboriú)