A Prefeitura de Balneário Piçarras vai extinguir as vagas de estacionamento da Avenida José Temístocles de Macedo, a Beira-Mar. A mudança começou na noite de quarta-feira (15) com a pintura da nova ciclofaixa que será implantada na via. A mudança irá contemplar toda a extensão pavimentada da avenida, com previsão de início na próxima semana. Serão construídos novos bolsões para idosos e deficientes.


A alteração permanente irá beneficiar pedestres e ciclistas, com melhoria da mobilidade urbana que resultará em maior qualidade de vida. A eliminação das vagas atende ao Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana e parte da lei municipal 777/2020, que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo. Os dispositivos preveem a busca de soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo melhorias para o trânsito.


O comando da Polícia Militar de Balneário Piçarras também solicitou ao prefeito Tiago Baltt, por meio de ofício, a extinção das vagas na beira-mar, como forma de eliminar a proliferação de som alto, causadores de perturbação da ordem pública.


“Estudos revelam que uma ocorrência de som alto leva em média 50 minutos para ser atendida. Ou seja, cada ocorrência de perturbação atendida são dois policiais que poderiam estar atuando no policiamento ostensivo, na prevenção de crimes graves, empenhados em situação de contravenção penal por 50 minutos, impactando diretamente na segurança pública da cidade”, pontuou a PM em ofício encaminhado ao gabinete do prefeito Tiago Baltt.


Os trabalhos começaram na noite de quarta (15) e contemplaram a pintura de parte da nova ciclovia e a manutenção da sinalização vertical. Os trabalhos continuam durante todo o final de semana e a previsão da Secretaria de Obras é terminar a implantação da ciclofaixa até a próxima quarta-feira, 22.


“A intenção da prefeitura é inverter a lógica da mobilidade urbana, oferecendo mais espaços seguros para pedestres e ciclistas”, pontuou Rodrigo Meirinho Morimoto, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável.