Foto: Francisco Achcar
Figura integrante da cultura popular brasileira, as benzedeiras foram declaradas um patrimônio cultural imaterial em Santa Catarina, através da Lei nº 19.145 de dezembro de 2024. Em Navegantes, um projeto chamado “Eu Conto o Que Ninguém Conta”, leva através do teatro a cultura e a valorização desse ofício repleto de encantos e sabedoria a escolas do município.
Nos dias 3, 4 e 9 de setembro, três escolas de Navegantes vão receber a encenação solo, interpretada pelo ator Oyama Achcar, que revive a benzedeira Dona Ofélia. A iniciativa é realizada através do edital de chamamento público nº 10/2025 da Fundação Cultural de Navegantes, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).
Durante a apresentação, que tem duração média de 35 minutos, Dona Ofélia apresenta de forma lúdica, leve e bem humorada, a sabedoria, costumes ancestrais, rituais e histórias populares envolvendo benzedeiras e a sua importância na cultura popular. O projeto também busca reverter alguns preconceitos relacionados ao ofício de benzedeira, que foi por muito tempo considerado um tipo de "feitiçaria".
As sessões nas escolas são gratuitas, abertas ao público e também contam com intérprete de Libras. É possível acompanhar também através do Youtube neste link.
Datas e locais
- 03 de setembro – 10h45 e 13h30 – C.E.M. Prof.ª Badia de Faria (Bairro Hugo de Almeida)
- 04 de setembro – 10h e 14h – Escola de Educação Básica São José (Bairro Escalvado)
- 09 de setembro – 10h e 15h30 – E.M. Izilda Reiser Mafra (Bairro Volta Grande)

