Fotos: Divulgação / Prefeitura de Penha
Penha completou 67 anos de emancipação com uma grande festa popular, realizada de 18 a 20 de julho no Kartódromo Internacional Beto Carrero. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento reuniu aproximadamente 20 mil pessoas ao longo dos três dias e teve como destaque shows nacionais, atividades culturais e ações voltadas para o envolvimento da comunidade.A abertura, na sexta-feira (18), contou com a apresentação da banda gospel FHOP Music, que atraiu o público para uma noite de louvor e celebração. Também participaram do início das festividades instituições religiosas, fanfarras escolares e corais, além do Pastor Luiz Hermínio, que conduziu um momento de reflexão e fé.
No sábado (19), data oficial do aniversário da cidade, a programação ganhou ainda mais força com atividades que envolveram todas as idades. Um dos momentos mais aguardados foi o corte do tradicional bolo comemorativo, com a distribuição gratuita de 2.500 porções. O bolo foi preparado por alunos e professores da Escola de Arte Culinária, sob a coordenação da Chef Laurinha, valorizando os talentos locais da gastronomia.
O segundo dia de festa também foi marcado pelo Festival Escolar de Apresentações Artísticas, que evidenciou o talento dos estudantes da rede municipal de ensino. Dividido em duas categorias — Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) —, o festival premiou o CEI Laci Simão Corrêa (Categoria A) e o GEM Antônio José Tiago (Categoria B). Os prêmios incluíram ingressos para o Beto Carrero World, ao Parque Terra Atlântica e passeio no Barco Pirata Capitão Gato.
A noite de sábado teve como atração principal o show nacional da banda TalaGaço, que levantou o público com um repertório gauchesco que agitou o público. Já no domingo (20), o encerramento ficou por conta da banda de rock Reação em Cadeia.
Segundo a secretária de Turismo, Susan Corrêa, o evento foi planejado para oferecer uma experiência inclusiva e acolhedora. “Foi uma festa pensada com carinho, para todas as idades, valorizando nossa cultura, talentos locais e promovendo entretenimento de qualidade à população”, destacou.
O prefeito Luizinho Américo também celebrou o sucesso da comemoração: “Penha merece uma festa à altura da sua história. O evento mostrou a força da nossa comunidade e a alegria de estarmos juntos”, comemorou.