Foto: Elinton Padilha / PMP


O Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, é um dos mais bem sucedidos programas de educação e prevenção às drogas no mundo. Criado em Los Angeles em 1983 e presente no Brasil desde 1992, o programa é ministrado pela Polícia Militar e une estudantes, famílias e sociedade através de diversas aulas e atividades para despertar a consciência nos estudantes sobre a importância da cultura de paz e o afastamento das drogas.


No município de Penha, a solenidade de formatura aconteceu no dia 26 de junho e contou com 156 alunos da Rede Municipal de Ensino, estudantes do 5º ano, familiares e corpo técnico da Secretaria de Educação. Os formandos são estudantes de quatro unidades de ensino da cidade: EBM João Antônio Pinto, EBM João Batista da Cruz, EBM Rubens João de Souza e GEM Raquel Figueiredo de Assis. 


Teve também sorteios do leão mascote do Proerd, o Daren, além de uma bicicleta, que foi para a aluna do EBM João Antônio Pinto, Maria Otávia Markoski. “Estou muito feliz em ganhar, foi um momento muito especial. Participar do Proerd com meus amigos foi maravilhoso, aprendi muito nas aulas”, afirmou a feliz ganhadora.


“O Proerd tem caráter preventivo, no qual buscamos implementar nas crianças, desde cedo, preparar as crianças para fazerem boas as escolhas. Além disso, a Polícia Militar dentro das escolas traz a sensação de segurança aos pais e alunos", destacou o Comandante da 2ª Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar de Penha, Major Fabrício Neves Murer, que agradeceu o apoio do Governo Municipal para a realização do evento.


“A união entre o Governo Municipal, Polícia Militar, escolas e família faz o sucesso do Programa. As crianças aprendem a tomar decisões saudáveis, seguras e responsáveis”, afirmou a Secretária de Educação de Penha, Thyrciane Santana.