Manifestação cultural tem quase dois séculos de história

Texto:
Victor Miranda / CVP

Fotos:
Eduardo Calliari
*********************



Tradição, cultura e religiosidade marcaram evento realizado na sede do Legislativo Penhense na noite de sexta-feira (5), quando vereadores e servidores da casa receberam a Bandeira do Divino Espírito Santo, juntamente com o casal imperial e os foliões, em uma manifestação popular que remonta a quase dois séculos de história na cidade.


O imperador Walmor José da Silva e a imperatriz Junelândia Natalia de Borba da Silva vieram acompanhados do prefeito Aquiles da Costa que recebera o cortejo na sede do Executivo anteriormente. Na Câmara de Penha foram recebidos pelo vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, que já foi imperador da Festa, juntamente com o vice-presidente Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, e ainda os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), Célio Francisco (PSDB), Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, Maurício Brockveld (MDB) e Roberto Leite Junior (Cidadania).





Desde 2013 os vereadores e servidores da casa recebem a Bandeira do Espírito Santo na casa legislativa em respeito à tradição e cultura da cidade. “Quero agradecer ao imperador e aos foliões, bem como aos funcionários da casa que prepararam toda a recepção na Câmara de Penha. Que deus abençoe essa caminhada. Saibam que o Legislativo Penhense está de portas abertas para a Festa do Divino Espírito Santo”, ressaltou Lito.


“Deixamos o nosso muito obrigado aos vereadores e servidores da Câmara de Penha pela acolhida, e que o Espírito Santo possa nos abençoar nesta caminhada”, frisou o imperador que comanda a festa em 2023.


As novenas da Festa do Divino Espírito Santo serão realizadas de 18 a 26 de maio. Nos dias 27, 28 e 29 de maio tem início o “tríduo festivo”, com a vigília de pentecostes, procissão, missa, sorteio do novo imperador para o ano de 2024, terminando na segunda-feira (29) com a grande procissão e cortejo para a igreja Matriz, onde haverá a missa e entrega da coroa para o imperador.