Por Pablo Mingoti / Secom


Artesãos e artesãs que moram em Penha, Balneário Piçarras ou região, podem emitir ou renovar a Carteira Nacional do Artesão. Avaliadoras estarão nesta sexta-feira, 28, no Sesc Penha entre 8h às 12h para atender aos profissionais. A ação é realizada pela Instituto Ecovida, em parceria com o Governo, por meio da Secretária da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), a Fundação Municipal de Cultura Pichuco Santos e o Sesc de Penha.


Antes de comparecer no Sesc Penha, os interessados devem preencher um formulário de pré-inscrição disponível no link e levar documentos pessoais no dia e horário previstos. Os documentos necessários são RG, CPF, Comprovante de Residência além de uma peça de artesanato pronta e uma para fazer.


As avaliadoras são do Instituto Ecovida que irão repassar os dados do artesão para a Coordenação do Artesanato da Sicos, responsável por emitir a Carteira Nacional do Artesão no Estado. As carteiras podem ser emitidas na hora dependendo da demanda, as que não forem entregues serão enviadas por e-mail ou WhatsApp.


“O objetivo do apoio é promover o desenvolvimento integrado deste setor tão importante para o fortalecimento da cultura e valorizar os trabalhadores”, destaca o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.


“Com o documento em mãos, é possível que estes profissionais participem de feiras em todo o país, além de outros benefícios. É também uma alternativa de geração de renda”, explica o diretor de emprego e renda da Sicos e o coordenador do Artesanato de SC, Carlos Alberto Arns.


A Secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, Fabiana Lopes Ribeiro, ressalta a importância das parcerias entre o poder público e a sociedade civil para realização de ações de interesse comum. “Santa Catarina tem excelentes e criativos artesãos que fazem peças únicas. Obter a formalização significa mais valorização para a atividade e uma abertura de portas ao mercado”, enfatiza.


Serviço:

Emissão ou renovação da Carteira Nacional do Artesão

Dia: 28/04/2023, das 08h às 12h
Local: Sesc Penha, Rua Joaquim Ludgero Vieira, 645, bairro de Nossa Senhora de Fátima – Penha/SC.

Para participar da ação, os artesãos precisam fazer preencher a ficha online que está disponível neste link.