Por
Felipe Bieging /  PMP
Foto: Aleson Padilha
******************



O clero da Festa Nacional do Mar (Fenamar 2023) foi definido na noite desta sexta-feira, 9, durante o Baile da Realeza – que elegeu a Rainha e Princesas, além da Rainha, Princesa e Rei da Melhor Idade. Brunna de Souza Cunha e Rosinei Czelusniak figuram como as Rainhas do evento que marca a reformulação da tradicional Festa Nacional do Marisco.


Ao seu lado, Brunna tem as princesas Meiry Milla Chaves e Rafaella Pereira Pinheiro – eleitas por um seleto corpo de jurados. “Elas serão as responsáveis por propagar o novo formato da nossa principal festa municipal. É uma grande honra, não tenho sombra de dúvida”, analisa o secretário de Turismo, Cleber Neumann.


Já Dona Rosinei, conhecida na cidade por Dona Rose, tem em seu lado a Princesa Dona Ivonete e o Rei Valdir. “Um concurso para valorizar a melhor idade e estimular a socialização. Tivemos uma boa adesão e certamente o espírito da vida foi valorizado”, define o secretário de Assistência Social, Sérgio Mello.


A vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino, representou o prefeito no Baile, que aconteceu nas dependências do Silva Centro de Eventos – com a banda Coração Piratta ao final do desfile. “Um evento que corou o lançamento da nossa Fenamar e que irá denotar todo nosso potencial turístico natural, riquezas das quais nos orgulhamos”, disse.


Com a idealização da Festa Nacional do Mar (Fenamar), o Governo Municipal busca dar mais ênfase ao potencial costeiro da cidade. “Vamos repaginar o evento por completo, diversificando o produto principal da festa. O marisco é apenas uma das muitas riquezas da nossa costa e por isso vamos ampliar o leque. Fortalecer o pescado, as belezas, os pescadores e nossa cultura açoriana. O mar é uma das nossas maiores riquezas”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa.


A Fenamar ainda não tem uma data oficial para ocorrer. Até o momento, o mês de março é visto com bons olhos para que o evento seja desenvolvido. Outra questão que é levada em conta é a produção do marisco, que precisa estar em seu principal momento para que também possa ser utilizada no evento.