Uma das principais atrações das programações de Natal em Nova Trento é o Natal Luz Solidário. Neste ano a programação está ainda mais especial, pois está incluída nas comemorações do Ano Jubilar, ano que a Congregação das Irmãzinhas comemora 20 anos da Canonização e 80 anos da Páscoa definitiva de Santa Paulina.


No dia 3 de dezembro, a partir das 19h30, já tem evento, com a presença do grupo de Teatro neotrentino: Compagnia di Teatro Dialetalle ‘Cuore Trentino’, dos corais Infanto-juvenil e adulto misto São Pedro (Guabiruba), Infanto-juvenil Anjos de Deus (Guabiruba), Infanto-juvenil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Guabiruba), do Grupo Terno de Reis Mensageiros da Paz de Barra Velha/PR, além do famoso espetáculo de luzes e do tradicional presépio, localizados na área externa do templo.


A esperada noite luminosa acontece no dia 14 de dezembro, a partir das 19h30, com a acolhida do público ao som da Banda Filarmônica Padre Sabatinni. O Musical Oratório Natividade, apresentado pelo Coral Vozes de Santa Catarina, será a atração principal da noite e promete emocionar o público. Após o espetáculo, acontece um show com fogos de artifício de 7 minutos e o acendimento das luzes do Santuário.





O Natal Luz Solidário do Santuário Santa Paulina é considerado um dos maiores espetáculos natalinos de Santa Catarina e a expectativa é que mais de 5 mil pessoas participem da festa.



Mais do que luzes, o caráter solidário do evento também marca a principal mensagem do Natal: a partilha. A sugestão de entrada para o evento é a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma colaboração espontânea, que são destinadas às famílias carentes e entidades de Nova Trento e região. No ano passado foi arrecadada 1 tonelada de alimentos e este ano espera-se que chegue a 1,2 tonelada de alimentos não perecíveis. 

Para Irmã Helena, diretora do Santuário, a cerimônia vivência a essência e o propósito de Santa Paulina. “Celebrar o Natal num ano tão especial para nós Irmãzinhas é vivenciar o propósito de nossa fundadora e ter a certeza que o menino Deus continua sendo conhecido amado e adorado por todos”.


Ao vivo em rede nacional

Uma das novidades do Natal Luz Solidário com Santa Paulina, neste ano, é a transmissão pelas TVs Aparecida e Século 21, além das redes sociais do santuário. “Realmente, o Natal Luz Solidário, nos faz vivenciar a Grande Luz – Jesus veio morar em e entre nós. E relembra a prática da solidariedade, vivida por Santa Paulina, em atenção aos mais pobres entre os pobres. E será motivo de muita alegria acolher todas as pessoas que vem reviver este momento e colaboram com alimentos não perecíveis para serem distribuídos a famílias assistidas pelo Santuário e entidades da região”, destaca Irmã Anna Tomelin, direto do Santuário.