Foto: Carolina Copello


De 08 a 22 de dezembro, o Natal Encanto de Itajaí movimentará a cidade e a cadeia da economia criativa da região. Mais de 1.400 artistas, produtores, técnicos e outros trabalhadores da cultura estarão envolvidos com a programação do evento. Neste ano, uma série de atrações será oferecida para pessoas de todas as idades, de forma 100% gratuita, no Centro e também em algumas localidades do município.


Cerca de 400 dançarinos, atores e figurantes integrarão o desfile com 12 alas e cinco carros alegóricos, que ocorrerá nas ruas Hercílio Luz e Estefano José Vanolli. A escadaria e janela do Museu Histórico também receberão os Anjos Cantores, com um total de 500 crianças, 80 por dia, durante seis dias de apresentação no local.


Já no palco da Praça da Igreja Matriz, seis grupos convidados se apresentarão entre os dias 08 e 13 de dezembro. Além disso, de 15 a 22 dezembro, um grande coro formado por 250 vozes realiza o tradicional concerto do evento, acompanhado de uma orquestra com 20 instrumentistas e do show estético de projeção mapeada.


Foto: Marcos Porto


A Rua Coberta, localizada na Praça Arno Bauer, concentrará atrações artísticas e gastronômicas, envolvendo cerca de 100 músicos e 20 profissionais dos estabelecimentos gastronômicos. No local, aproximadamente 30 artesãos, 20 escritores e artistas visuais também atuarão diariamente com a exposição e comercialização de seus trabalhos.


Grupos musicais, que totalizam 30 artistas, farão ainda o cortejo ao Bom Velhinho entre os dias 14 e 22 de dezembro. Em paralelo, de 16 a 22 de dezembro, a Caravana do Papai Noel percorrerá os bairros da cidade com 12 artistas e profissionais de apoio.


A equipe de montagem de estruturas conta com 20 pessoas que já estão na ativa, no preparo dos espaços que sediarão o Natal EnCanto. Durante os 15 dias, pelo menos mais 20 profissionais atuarão no suporte da sonorização e iluminação das atrações do evento.


"O Natal EnCanto envolve os artistas locais das mais variadas linguagens e oxigena a nossa economia criativa com uma série de profissionais que trabalham no evento, desde o planejamento, produção, confecção de figurinos, cenografia, estética, repertório e arranjos musicais, até a sonorização, iluminação e suporte em geral. Esta dinâmica e o clima de fim de ano impulsionam o comércio e atraem pessoas de todos os lugares”, ressalta o superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, responsável pela direção geral e regência do evento.