*Por
Felipe Franco Bieging / PMP


A enxadrista de Penha, Mariana Nara da Costa, de apenas 12 anos, acaba de escrever seu nome nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) – com o xadrez disputado entre os dias 31 de outubro a 4 de novembro, no Rio de Janeiro. Formando a seleção catarinense na competição, ela conquistou o ouro no estilo blitz (blitz) e duas pratas no (pensado e rápido duplas). O JEB´s segue sendo disputado até dia 15.


“Ainda não acredito nessas conquistas. Um sentimento que eu ainda não consigo descrever. Só posso resumir que estou muito feliz e empolgada”, comenta Mariana, que foi a única atleta a concluir a competição de forma invicta: 14 vitórias e dois empates. A medalha de ouro lhe foi entregue pelo medalhista olímpico, Arthur Zanetti.


O professor de xadrez da Prefeitura de Penha, Maico da Costa, treinou a seleção feminina catarinense durante a competição. “Um resultado histórico para Santa Catarina e para a nossa Penha. Jamais iremos nos esquecer dessa caminhada”, resume o professor. Clara Dias (Criciúma) também fez bonito: um ouro (pensado) e duas pratas (blitz e rápido duplas). Foram 15 vitórias e uma derrota.


“Nosso estado fez a dobradinha no blitz e pensado. Mariana ganhou o blitz e Clara o pensado, então, não há satisfação maior nesse momento. O xadrez de Santa Catarina está em absoluta festa”, enaltece Maico, que assim como Mariana, forma o projeto Virando o Jogo, da Fundação de Esportes de Penha e Secretaria de Educação de Penha.


Wellington Carlos dos Santos (Navegantes) e Calebe Kabdlubiski Lazzarotti (Concórdia) completaram seleção catarinense. A ala masculina tem como treinador Marciano Lazzarotti. Eles foram campeões no rápido duplas, vencendo a dupla do Paraná na final. “Superaram grandes potências do Brasil e também um erro de arbitragem na final. Precisaram vencer duas vezes na final para conquistar o título. Foi emocionante”, encerra Maico.