Por Felipe Franco Bieging / PMP


A Secretaria de Turismo de Penha acaba de lançar o edital que norteia o Concurso de Escolha da Rainha e Princesas da Festa Nacional do Mar (Fenamar 2023). As inscrições começaram nesta segunda-feira, 31, e seguem até 7 de novembro, sendo feitas diretamente na sede da Secretaria – no pórtico de acesso à cidade (Rodovia SC-414) – das 12h às 18h.


Pelo edital, serão aceitas inscrições de candidatas que tiverem entre 16 e 25 anos, residentes no município há no mínimo 3 anos, não terem filhos ou estarem grávidas e serem solteiras. “Estamos planejando um concurso para detonar a repaginação da nossa principal festa, em alto nível”, pontua o secretário de Turismo, Cleber Neumann.


O Governo Municipal trabalha na reformulação da já conhecida Festa Nacional do Marisco. A primeira decisão tomada foi pela alteração do nome. A partir do próximo do ano, o evento passará a se chamar Festa Nacional do Mar (Fenamar), dando mais ênfase ao potencial costeiro da cidade.


“Vamos repaginar o evento por completo, diversificando o produto principal da festa. O marisco é apenas uma das muitas riquezas da nossa costa e por isso vamos ampliar o leque. Fortalecer o pescado, as belezas, os pescadores e nossa cultura açoriana. O mar é uma das nossas maiores riquezas”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa.


A data oficial será sacramentada em algumas semanas, em novas reuniões do trade. A intenção do grupo é realizar o evento em um momento de baixo fluxo turístico. “Estamos lapidando no calendário uma data estratégica para a Fenamar para fomentar a movimentação turística na cidade”, comenta o secretário de Turismo, Cleber Neumann.


Até o momento, o mês de março é visto com bons olhos para que o evento seja desenvolvido. Outra questão que é levada em conta é a produção do marisco. “Precisamos sacramentar uma data em que o período de cultivo ofereça mexilhões de qualidade à Fenamar – fomentando a economia entre os maricultores”, acrescenta Aquiles.


A última Festa Nacional do Marisco foi realizada em novembro de 2019, quando chegou a vinte e três edições. Com a decisão, o evento não será realizado este ano – tendo suas atenções administrativas voltadas ao primeiro semestre do próximo ano. “Depois desse hiato, regressaremos com um evento que ficará na história de Penha. Um conceito diferente e voltado a valorizar, de verdade, as nossas raízes do mar”, finaliza Cleber.