Nova Trento – Há mais de 40 anos a dona Nelcia Sartori Ruberti (foto abaixo) dedica seus dias à costura e é conhecida em Nova Trento e região pelos lindos vestidos de noivas que confecciona. Porém, com a pandemia, foram dois anos sem eventos, sem casamentos e sem clientes no atelier, o que prejudicou a renda. 

 

“Foram dias difíceis, pois o movimento caiu 100% então, fui costurando trajes típicos para vender e alugar. Com o retorno da festa, muita gente está me procurando, interessados nos trajes, mas agora estão quase todos reservados. Esse trabalho nos ajudou, pois contribuiu para incrementar a nossa renda”, conta a dona Nélcia, sempre falante e entusiasmada com o resultado do trabalho. 

 

A confecção dos trajes típicos italianos começou junto com a 1ª Incanto Trentino e, se depender da costureira, não deve parar, tanto que prefeituras de toda a região a procuram para produzir os trajes de suas realezas. “Eu faço com amor, pois são as nossas raízes, é a nossa festa. Quando o concurso era feito no primeiro dia eu não dormia. Cheguei a finalizar o vestido da eleita de um dia para outro, pois a gente não sabia as medidas de quem ganharia”, conta. Para essa edição da Incanto Trentino que marca a retomada da festa, os vestidos da Rainha e Princesas e para as candidatas a realeza adulta e mirim, já estão prontos e guardados com muito segredo. 

 

“Eu sempre pesquiso, procuro os tecidos e busco apresentar, através deles, as nossas origens e a nossa cultura italiana”, conta. “Eu nunca quis desfilar e nem que falassem meu nome, mas para mim, ver as pessoas usando algo que fiz, é uma satisfação, ainda mais quando divulga a minha cidade”.


Assim como a Dona Nélcia, outras moradoras da cidade também se dedicam a confecção de trajes neste período de festas, além dos produtores responsáveis em apresentar a gastronomia italiana. A 28º Incanto Trentino contará com estandes que estarão comercializando queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade. O público terá ainda várias opções de refeições, como massas, pizzas, entre outras, com destaque para o prato tradicional da festa, o Piatto Nostrano.


Danças Típicas


As músicas e as danças típicas italianas são uma atração à parte durante a Incanto Trentino e na casa do Sidnei e da Elizandra Zanella (foto abaixo), toda a família sempre esteve envolvida em apresentar essa tradição para os visitantes, passando essa cultura de geração para geração.


Os pais e a filha Luiza Clara Zanella, de 12 anos de idade, participam do Gruppo Folk Nea Tridentum, que apresenta danças típicas da região do Trentino, norte da Itália, e o mais novo, desde bebê, tem seu traje típico para desfilar.


“A gente busca passar pra eles o que nossos pais e avós ensinavam sobre preservar a cultura italiana. Hoje, dedicamos um tempo para participar de atividades culturais que buscam falar sobre as nossas tradições”, explica Sidnei.


 


O Gruppo Folk Nea Tridentum existe há 18 anos e surgiu com a intenção de mostrar a cultura da região do Trentino, de onde vieram os colonizadores de Nova Trento. Naquela ocasião, os membros se organizaram e buscaram as coreografias, especialmente de regiões como Castelo Tesino, Canazei e Menzano e, a maioria delas, tem relação com movimentos relacionados à natureza ou profissões.


Além disso, cada detalhe passou por pesquisas. Os chapéus dos homens, por exemplo, representam a região do Tirol e os vestidos das mulheres, falam muito sobre elas. Saiba que as barras vermelhas nos trajes femininos mostram que se trata de uma moça solteira e as barras amarelas, são usadas por mulheres comprometidas, casadas ou viúvas.


Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar do grupo, basta ter disponibilidade, pois a atuação é voluntária, e vontade de mostrar a cultura italiana por onde passam.


“O fato de podermos passar nossa origem (...) para nossos filhos, e estar mostrando isso através da dança e do canto, para outras pessoas e para outras cidades, é um orgulho muito grande. É gratificante dizer que eu faço parte do Gruppo Folk Nea Tridentum, de Nova Trento, desde o início e conseguimos passar de geração para geração e encantar o público”, conclui Zanella, que além de participar do grupo de dança, também é um dos membros do I Pargoleti , músicos que entoam as canções italianas na Incanto Trentino e em várias outras cidades.


A Neotur, organizadora da 28ª Incanto Trentino incentiva o uso de trajes típicos pelas população, por isso nos quatro dias da festa quem estiver tipicamente trajado não paga ingresso. A Incanto Trentino - Festa das Tradições Trentino Italianas acontece de 4 a 7 de agosto, no Centro de Eventos, anexo ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço

O quê: 28ª Incanto Trentino
Quando: 4 a 7 de agosto
Onde: Centro de Eventos – anexo ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, Centro de Nova Trento/SC

💵 Entrada: R$ 20,00 (quinta, sexta e domingo), R$ 30,00 (sábado)

Horários entrada livre:
- Quinta-feira - 04.08.22 – das 17 às 19h
- Sexta-feira - 05.08.22- das 10h às 19h
- Sábado - 06.08.22 – 10 às 17h
- Domingo - 07.08.22 - das 10h às 14h


*Lei da meia-entrada com identificação