A Colônia de Pescadores Z-26, no Bairro Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras, vai passar a contar com um Complexo de Apoio ao Pescador, às margens do Rio Piçarras. A assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Tiago Baltt autoriza a empresa vencedora da licitação, Casa do Inox Comércio e Serviços LTDA, a dar início às obras, com investimentos municipais de R$ 1.556.427,67.


A expectativa é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2023. "A nossa ideia foi, junto com os pescadores, pensar em uma estrutura que possibilitasse o trabalho deles de manutenção das embarcações e que criasse uma área mais organizada para a comercialização de peixe”, explica o prefeito, que pediu agilidade nas obras para não atrapalhar o dia-a-dia dos pescadores.


A proposta do complexo, segundo a chefe de Atividades Pesqueiras da prefeitura, Thalia Linhares, é transformar o local em um ambiente de confraternização entre pescadores e familiares.  “Era preciso melhorar a puxada das embarcações para as manutenções. Por isso, teremos uma estrutura coberta e iluminada para os serviços. E para nós, que somos da pesca, é motivo de orgulho e emoção essa obra”, explicou Thalia.


Fundada em 1998, A Colônia de Pescadores Z-26 possui uma rampa de acesso para a puxada de embarcações e manutenções, tornando-se uma referência para as atividades pesqueiras das muitas famílias de Balneário Piçarras que vivem desta atividade.