Texto: Felipe Franco / PMP

O setor de Regulação da Secretaria de Saúde de Penha anunciou o agendamento 1.883 exames, consultas e cirurgias para ao longo do mês de março. Os pacientes estão sendo procurados pela equipe técnica do setor para confirmação de dados pessoais e informações sobre os procedimentos necessários até o dia de cada procedimento.



“É importante que os pacientes, aqueles que confirmarem que ainda necessitam da solicitação, que não faltem. É através destes pequenos mutirões que conseguiremos suprir a demanda criada durante o período pandêmico – que restringiu o acesso dos pacientes aos centros médicos”, detalha o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.


Na relação prevista pelo Departamento de Regulação, será 925 exames (ultrassonografia gerais, doppler, colonoscopia, ressonância e mamografia), 883 consultas (ortopedista, neurologista, endocrinologista, urologista, infectologista, dermatologista, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia, cardiologista e oftalmologista) e 69 cirurgias (pterígeo, ortopédica, mastologia, cardio, pediátrica e gerais).


A realização dos procedimentos segue rigorosamente a “Lista de Espera”, que tem sua publicidade dada no site da Prefeitura de Penha (www.penha.sc.gov.br). Os pacientes são identificados pelas iniciais e idade, com a consulta sendo realizada através do número do Cadastro Nacional do Sus (CNS) ou CPF.


Segundo o secretário, hoje não há grande espera, uma vez que “os exames de média e alta complexidade nós normalizamos a espera através de mutirões no final do último ano”. Por conta disso, a Secretaria da Saúde frisa para que os pacientes, caso não possam comparecer, comuniquem o setor de Regulação com antecedência através do telefone (47) 3398.0332.