A Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer de Barra Velha (AAPEC) deve adquirir em breve uma van adaptada para o transporte de pacientes em tratamento atendidos pela entidade.


Os recursos são fruto de um convênio entre a AAPEC e o Consulado Geral do Japão no Brasil em Curitiba, por intermédio do projeto encaminhado pela “Escola de Líderes”, vinculada ao mandato da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido). O convênio foi formalizado no dia 24 de fevereiro.


Atualmente, são mais de 100 pacientes atendidos pela AAPEC em Barra Velha e, de acordo com a presidente da AAPEC, Loreti Torres, será um momento especial para a instituição a aquisição deste veículo. Após a liberação do recurso, a entidade é que fará a aquisição e a adaptação do veículo às necessidades de atendimento.


Este convênio começou a ser formatado no ano passado, quando a AAPEC recebeu a visita do cônsul interino do Japão, Kazuu Wakaeda, que veio conhecer a sede e o trabalho da associação. Este encontro foi viabilizado através da Escola de Líderes. A visita aconteceu após o recebimento do projeto solicitando apoio para auxiliar no transporte de pacientes aos hospitais, clínicas e consultórios da região em busca do tratamento para o câncer.





Em atividade desde 2005, a AAPEC foi fundada por um grupo de pessoas voltadas a melhorar o auxílio a portadores de câncer. Sob o comando da saudosa Laurita Pedroso de Oliveira e seus voluntários, a AAPEC é uma entidade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos, de direito privado e de âmbito nacional. Entre as diversas formas de ajudar nos deslocamentos e tratamentos, a AAPEC possui um brechó solidário na Avenida Santa Catarina, próxima a colônia dos pescadores, centro de Barra Velha. 



Este novo veículo certamente vai ajudar muita gente e a presidente da entidade agradece ao apoio aos trabalhos. “É mais um apoio importante, entre tantos que a AAPEC já recebeu, mas sobretudo, mostrando não apenas as parcerias que temos com vários parlamentares, em especial a própria Paulinha, mas também o carinho do povo japonês para com o Brasil, para com Santa Catarina e com nossa Barra Velha”, finaliza Loreti.


*Com informações do jornalista Juvan Neto