Looking For Anything Specific?

ads header

Foliões do Divino de Penha participam de evento cultural em Búzios (RJ)




Representando Santa Catarina através da mais tradicional cultura de base açoriana do litoral, a Folia do Divino Espírito Santo, o município de Penha participou, a convite da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios (RJ), do I Encontro Nacional da Cultura Popular Brasileira.


Por meio Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, o trio de Foliões João do Dedé, Marcelo Urso e Béto Leite, acompanhados do superintendente da Fundação Eduardo Bajara, realizaram a Cantoria do Divino entre as mais de 50 atrações culturais de todos os estados brasileiros que participaram do encontro.


Nos seus 185 anos de existência, o grupo de Foliões do Divino de Penha teve agora a inédita oportunidade de mostrar ao Brasil, num evento nacional, porque mereceram ganhar o Troféu Açorianidade Estadual do NEA em 2019 e a sua longevidade de quase dois séculos de existência.




A Fundação Picucho Santos realizou uma exposição sobre a história da Festa do Divino de Penha, reconhecida como a mais tradicional e fiel aos princípios açorianos do culto ao Divino em Santa Catarina.


"Nunca imaginamos participar de um evento nacional, nem muito menos representar Santa Catarina, com tantas cidades e suas culturas populares, como Bombinhas e até a capital, Florianópolis, onde a Festa do Divino é tão marcante e forte", destacou o Mestre Folião, Violeiro e Primeira Voz João do Dedé. "É realmente uma grande honra, nossa folia está sendo devidamente reconhecida após mais de 180 anos de tradição!", comemorou.

 
Béto Leite, Folião Contra Voz e Rabequeiro, afirmou que "seria inimaginável estarmos realizando esse sonho, mesmo com toda a devoção que temos ao Divino!". Para o Folião e Tamborista Marcelo Urso, "é nossa missão, evangelizar, e esta oportunidade é realmente ímpar". 


Segundo o superintendente Cultural de Penha, o Professor Eduardo Bajara, a participação no evento "mostra os avanços significativos e os investimentos da gestão municipal atual permitem que alcancemos cada vez mais conquistas, com políticas públicas culturais direcionadas aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura local".


Imagens e Informações.: Prefeitura de Penha