Representando Santa Catarina através da mais tradicional cultura de base açoriana do litoral, a Folia do Divino Espírito Santo, o município de Penha participou, a convite da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios (RJ), do I Encontro Nacional da Cultura Popular Brasileira.


Por meio Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, o trio de Foliões João do Dedé, Marcelo Urso e Béto Leite, acompanhados do superintendente da Fundação Eduardo Bajara, realizaram a Cantoria do Divino entre as mais de 50 atrações culturais de todos os estados brasileiros que participaram do encontro.


Nos seus 185 anos de existência, o grupo de Foliões do Divino de Penha teve agora a inédita oportunidade de mostrar ao Brasil, num evento nacional, porque mereceram ganhar o Troféu Açorianidade Estadual do NEA em 2019 e a sua longevidade de quase dois séculos de existência.




A Fundação Picucho Santos realizou uma exposição sobre a história da Festa do Divino de Penha, reconhecida como a mais tradicional e fiel aos princípios açorianos do culto ao Divino em Santa Catarina.


"Nunca imaginamos participar de um evento nacional, nem muito menos representar Santa Catarina, com tantas cidades e suas culturas populares, como Bombinhas e até a capital, Florianópolis, onde a Festa do Divino é tão marcante e forte", destacou o Mestre Folião, Violeiro e Primeira Voz João do Dedé. "É realmente uma grande honra, nossa folia está sendo devidamente reconhecida após mais de 180 anos de tradição!", comemorou.

 
Béto Leite, Folião Contra Voz e Rabequeiro, afirmou que "seria inimaginável estarmos realizando esse sonho, mesmo com toda a devoção que temos ao Divino!". Para o Folião e Tamborista Marcelo Urso, "é nossa missão, evangelizar, e esta oportunidade é realmente ímpar". 


Segundo o superintendente Cultural de Penha, o Professor Eduardo Bajara, a participação no evento "mostra os avanços significativos e os investimentos da gestão municipal atual permitem que alcancemos cada vez mais conquistas, com políticas públicas culturais direcionadas aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura local".


Imagens e Informações.: Prefeitura de Penha