Rodrigo Machidonski é Formado em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela Unilasalle - Canoas/RS. Proprietário da Penha Corretora de Seguros.
Fones: (47) 3366-5316  / 98416 4869 – corretora@penhaseguros.com.br


Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.


A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, que de acordo com a Lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil.


Neste sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo deste período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos.


Os membros do grupo são chamados de consorciados e formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura do contrato com a administradora. Reunindo muitos interessados em um objetivo comum, é possível conseguir condições favoráveis para atingi-lo.


Assim, todos os membros dão uma contribuição financeira mensal para um fundo destinado à aquisição do bem ou serviço desejado pelo grupo. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados.


A contemplação da carta de crédito ocorre através de três possibilidades. Na primeira delas, você poderá ser sorteado em uma das assembleias mensais realizadas pela administradora. Se for esse o seu caso, você poderá antecipar a compra do bem e, depois, continuar pagando as parcelas do consórcio até o término do contrato.


Outra forma de obter a carta de crédito antecipadamente é, como consorciado, também na assembleia mensal, oferecer um lance. Nesse caso, você pode antecipar o pagamento de algumas parcelas nesse mês. Todos os participantes têm o direito de oferecer lances. Aquele que for maior do que o apresentado pelos demais consorciados será contemplado com a carta de crédito. Assim, as parcelas serão deduzidas do fim do contrato.


Se nenhuma das possibilidades anteriores ocorrer com você, a contemplação será feita quando forem quitadas todas as parcelas do consórcio.






Dentre os tipos de lance disponíveis temos os seguintes:


Lance Embutido

Nesse caso, a administradora permite que o consorciado utilize um percentual do valor da própria carta de crédito para oferecer o lance na assembleia mensal. Essa modalidade beneficia, em especial, as pessoas que não conseguem juntar dinheiro para antecipação do pagamento de parcelas.


É preciso, apenas, considerar que esse valor será descontado da carta de crédito no momento da contemplação, ou seja, vale planejar bem antes de tomar essa decisão. Em um exemplo prático: se você entrou em um grupo de consórcio para compra de um terreno de R$100 mil e oferecer um lance de 10% do valor da carta de crédito, ao final terá R$ 90 mil para a compra do bem, se for contemplado.


Lance Livre


No lance livre, é você quem planeja quantas parcelas poderá antecipar naquele mês para a obtenção da carta de crédito. Caso o valor oferecido esteja entre os mais altos no seu grupo de consorciados, você será contemplado e poderá adquirir o seu bem. Vale a pena estudar os lances oferecidos em meses anteriores para fazer uma comparação e saber se conseguirá atingir a sua meta.


Lance Fixo


Neste tipo de lance, a própria empresa fixa, previamente, o valor que deve ser oferecido como lance. No grupo várias pessoas podem oferecer o lance fixo, neste caso, o proprietário da carta com o número mais próximo da carta contemplado pelo sorteio do mês, é que terá direito ao lance fixo.





 

Quais são os tipos de consórcios disponíveis?


Consórcios de Imóveis

Com esta modalidade de consórcio é possível adquirir casas, salas comerciais, apartamentos, terrenos etc., novos ou usados. Havendo sobras de valores do consórcio, pode ser usado para pagamento da documentação, ou quitação de parcelas de financiamento bancário. Pode ser usado também para compra de mais de um bem. Também é possível a utilização de saldo do FGTS para quitação de parcelas ou lance. Geralmente tem a duração de até 200 meses.


Consórcio de Automóveis e Motos


Veículos automotores de todas as modalidades, incluindo carros, motos, caminhões, embarcações, aviões e, até mesmo, máquinas e equipamentos. Geralmente tem duração de 1 a oito anos. Havendo sobras de valores da carta, pode ser usado para pagamento de IPVA e taxa de transferência do veículo. Seu veículo atual, pode ser usado como lance, aproximando esta modalidade de um financiamento automotivo.


Consórcios de Serviços


Pode ser usado para pagamento de estudos, grandes eventos, como casamentos e festas de formatura, cirurgias estéticas, viagens, entre outros. Geralmente o período de duração é de até 36 meses.







Quais as vantagens de fazer um consórcio?



Há muitos benefícios a serem listados para que você opte pela adesão a um consórcio, em especial se compararmos essa modalidade com os financiamentos bancários. Veja quais são as principais.


Sem taxa de juros

Quem deseja adquirir patrimônio, mas não tem o valor total para o pagamento à vista deve considerar seriamente a opção do consórcio. Porque, ao contrário dos financiamentos, não é cobrada taxa de juros aos consorciados, o que leva a operação a ser muito mais barata. Nos consórcios, as parcelas são calculadas no momento da assinatura do contrato e preveem apenas o pagamento da taxa de administração.


Mais segurança no investimento

Devido a administradora ser registrada no Banco Central, você terá a garantia contra perdas financeiras. O dinheiro investido não sofrerá desvalorização, e você terá mais tranquilidade em relação a outros tipos de investimentos, que sofrem com as oscilações do mercado financeiro.


Criação de uma poupança obrigatória

 O consórcio é a alternativa ideal para aquelas pessoas que têm dinheiro para fazer uma reserva mensal em uma poupança, mas não têm disciplina para manter esse compromisso. O consórcio é uma forma de juntar o valor desejado obrigatoriamente, garantindo a realização de sonhos com planejamento financeiro.


Poder de compra garantido

As administradoras de consórcio fazem a correção dos valores das cartas de crédito anualmente. Dessa forma, ao ser contemplado, seu poder de compra é mantido através da reposição da inflação no período.

Sem análise de Score


Principalmente na compra de veículos automotivos, o score do cliente é um fator determinante do valor da parcela do financiamento. No consórcio não é verificado esta caraterística do cliente, após a contemplação a única exigência da administradora de consórcio é que o consorciado não esteja no SPC.


Consórcios exclusivos para investidores

Atualmente, os investidores que buscam valores em financiamentos bancários para aquisição ou construção de grandes obras, tem grande dificuldade, seja por dificuldade de aprovação de crédito ou dificuldade de encontrar valores elevados disponíveis no mercado. Algumas administradoras têm linhas exclusivas para este tipo de cliente e consultores especialistas no assunto.


É muito importante procurar uma empresa que trabalhe com uma administradora de consorcio sólida no mercado. Você sabia que na região de Penha tem uma corretora que trabalha com a maior administradora de consórcio do Brasil, a BR Consorcio atualmente administra 9 empresas de consórcios do mercado.


Quer saber mais sobre o consórcio ou fazer uma simulação para aumentar o seu patrimônio, procure a Penha Corretora de Seguros pelos fones: (47) 3366 5316 ou (47) 98416 4869.