Sob um calor de mais de 30 graus, o 8º Desafio de Verão Mountain Bike realizado neste fim de semana, em Balneário Piçarras, atraiu competidores de nível nacional, além de equipes de várias regiões de Santa Catarina e até mesmo de outros estados.


A competição, com pontuação válida para o ranking catarinense, começou no sábado com a modalidade XCO Cross Country Olímpico e terminou neste domingo com o Cross Country Maraton XCM.


O Desafio de Verão Mountain Bike foi um evento da Federação Catarinense de Ciclismo, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde.


No primeiro dia de provas, antes da largada às 13h, os competidores e suas equipes fizeram as inscrições e receberam as orientações sobre os cuidados contra a Covid: uso de máscara, higienização com álcool gel e distanciamento social antes e após a realização das provas.





Para os ciclistas foi uma oportunidade de reencontro com as pistas e a esperança da continuidade das competições. A última delas havia sido há um ano.


“Voltar a ter essa sensação de adrenalina é isso que vim buscar hoje, até mesmo porque fiz poucos treinos e minha expectativa é prestigiar o evento esportivo, coisa que nós triatletas sentimos muita falta desde o início da Pandemia”, comentou Beatriz Neres, medalha de ouro nos Team Relay nos Jogos Sul Americanos 2014, campeã Brasileira de Sprint Triathlon 2015 e campeã da Pan América Cup em Buenos Aires 2015.



Três vezes vencedor do campeonato brasileiro de XCO, campeão brasileiro de XCM, vencedor seis vezes seguidas da competição da modalidade nos Jogos Abertos (Jasc), além de tetracampeão da Volta de Santa Catarina em mountain bike e medalhista de bronze nos Jogos Sulamericanos, o ciclista Ricardo Alexandre Pscheidt comemorou mais um título na categoria elite da CXM neste domingo.




“Há muito tempo não via tantos inscritos numa etapa catarinense de Mountain Bike e a pista do SharK Bike Parque merece elogios, por ser um espaço que serve para competições e também para o preparo dos atletas. No sábado tive problemas mecânicos, mas no domingo na prova mais aberta com outros atletas em condições de vencer, como o ex-campeão brasileiro Rodrigo Nascimento, aproveitei uma fuga na segunda volta. Superei meu limite e mantive o ritmo até a chegada e na reta final já na trilha de cross country abri uns segundos de vantagem, garantindo a vitória”, concluiu Pscheidt.





“O mais importante foi que os atletas adoraram o percurso e toda estrutura do evento. Esporte é isso é alegria e confraternização e mesmo nos tempos de Pandemia tomamos todos os cuidados, seguindo os protocolos de saúde. Todos estão de parabéns pelo dia maravilhoso. Balneário Piçarras não para”, finalizou o secretário de Esportes e Lazer (Semel), Ubiratan de Andrade Júnior, o Birinha.