Os bairros Limoeiro, Paciência e São Roque, na área rural de Itajaí, receberão novas redes de abastecimento de água tratada com a implantação de aproximadamente seis mil metros de tubulações. Com a conclusão do serviço, Itajaí chegará a 99% do território abastecido com água tratada pelo Semasa.



Na tarde desta quarta-feira (20), a ordem de serviço foi assinada pelo diretor geral do Semasa, Rafael Luiz Pinto, pelo diretor de Saneamento, Victor Silvestre, e pelo gerente comercial Ivan De Freyn, representante da DR Empreiteira de Mão de Obra LTDA, responsável pela obra.



O gerente de Projetos e Obras do Semasa, Thiago Henrique Thomas, e o diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, Luís Sergio Tambosi, participaram do ato.





Os serviços iniciarão no dia 1º de fevereiro, na Rua Maria Lucília Adami, bairro Paciência, e o contrato está orçado em mais de R$500 mil. Para o diretor geral da autarquia, o investimento fará diferença na vida dos moradores.



“A ampliação da rede garantirá mais oferta e pressão da água nesses três bairros. Com a mudança na rede de abastecimento, o bairro Paciência, por exemplo, não dependerá mais de poços para suprir a demanda do consumo”, observa.



Assim que forem concluídas as atividades no bairro Paciência, o trabalho seguirá para o bairro São Roque, e por fim, Limoeiro, onde será concentrado o maior volume de obras. A conclusão deverá ser feita em seis meses.



Segundo o diretor, Luís Sergio Tambosi, que é morador do bairro Limoeiro, a ampliação de rede é um avanço para a comunidade rural, que deve ter uma melhora significativa na qualidade e abastecimento de água a partir da conclusão da obra.






O Semasa tem feito grandes investimentos na ampliação da rede de abastecimento de água em comunidades rurais, em razão do crescimento populacional registrado nos últimos anos.



Fontes alternativas como nascentes, poços ou mesmo água da chuva têm sido substituídas por água tratada. “Água encanada representa conforto, valoriza o imóvel e é uma segurança para a saúde”, diz o diretor de Saneamento.



Em 2019, a autarquia ampliou em 20 quilômetros a rede nos bairros do interior, como Itaipava, Paciência, São Roque, KM 12, Espinheirinhos, Baía e Arraial dos Cunha, com investimento superior a R$ 2 milhões. Após a implantação da rede na rua, o cidadão deve solicitar a ligação de água do imóvel ao Semasa para ter acesso ao abastecimento.