Região

[Região][slideshow]

Programa de Pavimentação Comunitária de Balneário Piçarras abrangeu mais de 20 ruas em dois anos


O número de ruas atendidas é superior a todos os anos anteriores do programa. A previsão é que em 2019 a quantidade de pavimentações seja ainda maior.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Piçarras




O Programa Pavimentação Comunitária de Balneário Piçarras foi homologado pela Lei 392/2014 com o objetivo de ampliar a parceria entre a prefeitura e a população na viabilidade da pavimentação de ruas. De dois anos pra cá, trechos de 21 ruas já foram pavimentados e seis ruas estão em obras.

 

Para que a rua seja contemplada pelo programa é necessária a adesão mínima de 70% dos proprietários dos imóveis da rua inteira ou de um trecho de rua a ser pavimentado. "A parceria da comunidade com o poder público tem dado certo. A pavimentação valoriza o imóvel e gera benefícios aos moradores", exaltou o responsável pelo programa, Deyvid Moura.

 

Em 2019, a previsão é que aumente ainda mais o número de ruas atendidas pelo programa. Para participar, os moradores necessitam de um abaixo assinado, comprovando a adesão para fazer o requerimento no setor de Protocolo Municipal, junto à Prefeitura. Logo após, a Secretaria de Planejamento faz contato direto com os moradores, agendando reuniões e explicando sobre o programa.

 

A Secretaria de Planejamento fornece o projeto, terraplenagem (cancha) e o acompanhamento de toda a obra, sendo que a comunidade contrata a empresa para mão de obra e fornecimento do material para as outras etapas da obra. Durante o processo, são realizadas reuniões entre a secretaria, a comunidade e as empresas a serem escolhidas pela população local.