O professor André Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é um dos dez representantes do Brasil na Reunião Anual do Comitê Científico da Comissão Baleeira Internacional (IWC), que acontece em Bled, Eslovênia, até 3 de maio.

Sob a liderança do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a delegação brasileira inclui pesquisadores e representantes de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ibama e o ICMBio.

Com a participação de cerca de 300 especialistas de quase 90 países, a reunião tem como foco central a revisão do Santuário do Oceano Antártico. Diversos temas, como estimativas populacionais e conservação das baleias francas do Hemisfério Sul, estão em debate.

André Barreto, biólogo marinho e doutor em Oceanografia Biológica, destaca a importância dos debates: "Nosso objetivo é compilar informações geradas por pesquisadores para embasar a atuação política dos governos."

Esta é a quinta vez que Barreto representa o Brasil no evento, onde os resultados das reuniões serão apresentados aos governos em setembro, no Peru, abordando relações internacionais, aspectos econômicos e conservação das espécies.

"Nosso trabalho envolve colaborar com o processo, trazendo informações de qualidade e recomendações para a conservação das diferentes espécies", conclui o professor.