Por Victor Miranda/CVP


Na tarde de terça-feira (13) o Programa Câmara Mirim de Penha realizou a 2ª Reunião Ordinária, onde os jovens parlamentares aprovaram quatro moções e o vereador mirim Pedro Henrique Halbuquerque foi empossado, representando a EEB Professora Edith Prates Gonçalves.


Foram encaminhadas para a Mesa Diretora da casa oito indicações, oito pedidos de informação e, na ordem do dia, os vereadores mirins discutiram e votaram duas moções de aplausos e duas moções de apelo.


A 2ª Reunião Ordinária Mirim foi prestigiada pelos alunos do 9º ano 1 da EEB Manoel Henrique de Assis, acompanhados pelo professor Antônio Beduschi Neto (professor que coordena a Câmara Mirim nesta escola).


Festa do Divino


Um dos destaques foi a moção de aplausos nº 1/2023 que presta homenagem à Festa do Divino Espírito Santo, tradição de dois séculos no município e patrimônio cultural imaterial de Penha.


Os vereadores mirins Nathalia Muller, Arthur Prigol Mizerski e Joaquim Benício Kaipper dos Santos foram os autores desta proposição, parabenizando o casal imperial Walmor José da Silva e Junelândia Natália de Borba da Silva, reconhecendo o trabalho da organização da Festa do Divino realizada neste ano.



Agentes comunitários de saúde


Outra proposição de destaque foi a moção de aplausos mirim nº 02/2023, de autoria das jovens vereadoras Aline Cristina Novcitski e Manuela Hunger e ainda do vereador mirim Pedro Henrique Lima de Halbuquerque em reconhecimento ao trabalho dos agentes comunitários de saúde – profissionais que estão em contato direto com a população, visitando as residências e cuidando da saúde das pessoas da nossa cidade.



Tráfego de caminhões na Santa Lídia


Os vereadores mirins Enzo de Mello e Paulo Otávio Barbosa solicitam a entrega de moção de apelo ao Poder Executivo (moção mirim nº 3/2023) para que seja proibido o tráfego de caminhões na rua principal da Santa Lídia, pois recentemente, por falta de espaço na rua, um caminhão invadiu a ciclovia e atropelou um ciclista que faleceu.



Contratação de profissionais na saúde


As vereadoras mirins Julia Cristine Brunelli de Souza e Anny Beatriz do Nascimento, juntamente com o vereador mirim Guilherme de Freitas, propuseram a moção mirim nº 04/2023, fazendo um apelo ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam feitas melhorias nas condições de atendimento, principalmente com a contratação de mais profissionais da área.



Vereador mirim empossado



Durante a 2ª Reunião Ordinária Mirim o vereador mirim Pedro Henrique Halbuquerque foi empossado, representando a EEB Professora Edith Prates Gonçalves.


Pedro Henrique assume a cadeira deixada pelo agora ex-vereador mirim Davi Bento, que renunciou por motivos pessoais.