Jovens parlamentares fazem doação de tampinhas para a Adote Penha


Texto e Fotos
Victor Miranda / CVP
********************


A tarde de terça-feira (9) foi um dia especial para os 11 vereadores mirins que foram empossados durante reunião solene realizada pela Câmara de Vereadores de Penha, em evento prestigiado por familiares e amigos dos jovens parlamentares, professores e coordenadores das escolas, os suplentes dos vereadores mirins e autoridades.


Um dos destaques da solenidade foi a formalização da eleição da Mesa Diretora Mirim, ocasião em que foi escolhida a Chapa 1. Com isso, Manuela Hunger foi eleita presidente da Câmara Mirim 2023, tendo como vice-presidente Paulo Otávio Alves Barbosa, Anny Beatriz do Nascimento como 1ª secretária e Júlia Brunelli de Souza como 2ª secretária.


Como em todos os eventos públicos da Câmara Mirim, duas escolas prestigiaram a reunião solene. Alunos da APAE de Penha (Caesp Henny Coelho) e também da Escola Municipal Professora Ivone Nympha Maia Adriano (EJA) estiveram presentes, acompanhando de perto a primeira etapa do programa que teve início no mês de março deste ano, quando quase dois mil alunos do Ensino Fundamental II das redes de ensino municipal, estadual e particular de Penha foram às urnas para escolherem os seus representantes no Legislativo Municipal.






Após serem diplomados, participarem de seminários, cursos de formação e visitas técnicas, os vereadores mirins foram empossados, realizando em seguida a 1ª Reunião Ordinária Mirim, quando utilizaram a tribuna para fazer os seus discursos, agradecendo o apoio de suas escolas, o público presente e também falando sobre os seus projetos e expectativas para a Legislatura Mirim.


“Após alguns anos interrompido, tivemos o privilégio de retomar o Programa Câmara Mirim em 2022, quando fui presidente do Legislativo Penhense. Considero que é um projeto muito importante para os nossos estudantes, para que eles tenham oportunidade de compreender a importância da política para a nossa sociedade”, ressalta o vereador Maurício da Costa (MDB), o Lito, 2º secretário da Mesa Diretora da CVP, que representou o presidente da casa, Adriano de Souza (PSDB), o Tibeco, que estava em compromisso oficial em Florianópolis (SC).


Aline Cristina Novitski (APAE – Caesp Henny Coelho), Anny Beatriz do Nascimento (EBM Rubens João de Souza), Arthur Prigol Mizerski (EBM João Antônio Pinto), Davi Edson Bento (EEB Edith Prates Gonçalves), Enzo de Mello (Centro de Educação Peter Pan), Guilherme de Freitas (EEB Antônio Rocha de Andrade), Joaquim Kaipper dos Santos (EBM Rubens João de Souza), Júlia Brunelli de Souza (EJA – Professora Ivone Nympha Maia Adriano), Manuella Hunger (EEB João Batista Paiva), Nathalia Müeller (EBM João Batista da Cruz), Paulo Otávio Alves Barbosa (EEB Manoel Henrique de Assis) são os 11 jovens parlamentares que integram a 6ª Legislatura Mirim da história do município de Penha.







Adote Penha

Após o término do evento, os vereadores mirins prestigiaram o grupo voluntário Adote Penha, que atua na causa animal, entregando as doações de tampinhas plásticas arrecadas pela TamPet – campanha institucional que é realizada todos os anos pela Câmara de Vereadores de Penha.

As tampinhas são vendidas como material reciclável e os recursos obtidos são destinados para arcar com os custos dos voluntários: ração, tratamento veterinário, medicamentos etc.

A Adote Penha é um grupo voluntário fundado pela protetora Emanoelly Roberta Rodrigues Silva, que é mãe do vereador mirim Paulo Otávio (agora vice-presidente da Câmara Mirim de Penha).

A Campanha TamPet é realizada permanentemente pelo Legislativo Penhense. Para contribuir, basta juntar tampinhas plásticas e trazer até a Câmara de Penha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.