Por
Raffael do Prado / PMBP


 A Bandeira Azul voltou a tremular na Praia de Piçarras, durante evento de hasteamento promovido pelo Instituto do Meio Ambiente de Balnério Piçarras (IMP), ao lado do Molhe da Avenida Getúlio Vargas. É o quinto ano consecutivo que a cidade conquista a certificação internacional.


O hasteamento contou com a prefeitura do prefeito Tiago Baltt, do vice-prefeito Fabiano José Alves, secretários municipais, vereadores, Apae e alunos da rede municipal de ensino, que participaram de atividades de educação ambiental.


“É um momento para ser muito comemorado. A cidade, pelo quinto ano, tem Bandeira Azul, tem qualidade de água do mar e tem estrutura para atender nossos moradores e turistas”, disse o prefeito Baltt.


O programa Bandeira Azul


A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferencias do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.



A certificação se estende até o norte de Balneário Piçarras, na altura da Rua Canto do Sol (3750), no Bairro Itacolomi. Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.