Por
João Guedes / Radio AL
Foto: Bruno Collaço / Agência AL




A Assembleia Legislativa anunciou a doação de R$ 5 milhões para a Defesa Civil do Estado com objetivo de reforçar as ações de apoio à população afetada pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias em Santa Catarina. A decisão foi informada ao Poder Executivo em ofício remetido nesta quarta-feira (30) pela presidência da Casa.


O repasse dos recursos foi aprovado pela Mesa Diretora, que acatou a iniciativa proposta pelos parlamentares. A medida foi motivada pela mobilização vivida no Estado para o enfrentamento dos prejuízos materiais e humanos causados pelas intensas precipitações ocorridas nas regiões Norte, do Vale do Itajaí, da Serra e da Grande Florianópolis. “É um gesto de solidariedade e de pronta ação da Assembleia ao lado dos catarinenses”, ressalta o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB).


O montante disponibilizado para o governo estadual é fruto de economia de recursos da administração da Assembleia e do conjunto dos parlamentares. O valor será encaminhado mediante a apresentação, pela Defesa Civil, de planos de trabalho para auxílio às famílias atingidas e para recuperação dos danos materiais. “O Legislativo está ativo e vigilante para atuar, dentro de suas competências, para minimizar os efeitos dos desastres que atingem os catarinenses”, acrescenta o presidente da Alesc.


O mau tempo verificado desde o fim de semana provocou uma série de ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos. Até a manhã desta quinta-feira (1º), 882 pessoas estavam desalojadas e 195 desabrigadas no Estado, de acordo com a Defesa Civil. Também foram registrados dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico. Um cenário que levou o Governo de Santa Catarina a decretar situação de emergência, o que garante maior agilidade a ações de atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados.