A partir da próxima semana, a Secretaria de Saúde retoma o tratamento de hidroterapia no intuito de garantir mais saúde à população. A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é indicada para pacientes com problemas neurológicos e ortopédicos. O serviço estará disponível na Clínica do CEFIR, localizada na rua Deputado Nilton Kucker, 545, no bairro São Domingos.

Conforme o secretário municipal da saúde, o médico Pablo Sebastian Velho, Navegantes tem um local próprio para oferecer o tratamento de hidroterapia à população e retoma este serviço que beneficiará os pacientes.

“Trabalhamos para oferecer um serviço público de saúde de qualidade. A hidroterapia é uma modalidade terapêutica com exercícios na água para reabilitação de várias patologias (doenças). A água é o que existe de melhor para reabilitação motora do paciente”, explica o secretário.

A fisioterapeuta Aline Vieira, coordenadora do Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR), explica que a hidroterapia é uma reabilitação funcional ( da função do corpo e do movimento) e quem define o tratamento para o paciente é o fisioterapeuta do CEFIR, após acolhimento e avaliação.

“Os efeitos fisiológicos durante o exercício em água aquecida contribuem muito na recuperação do paciente. A hidroterapia é indicada para pacientes ortopédicos ( que tiveram fraturas), facilitando o ganho de mobilidade, força e diminuição da dor. O tratamento também é recomendado para crianças com distrofia musculares e patologias neurológicas.