Por Luiza Vilas Boas
Estagiária de Jornalismo/PMBP



 A sensibilização das temáticas do Mês da Consciência Negra é trabalhada em ações da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria de Educação de Balneário Piçarras. Ao longo do mês de novembro, a Fundação Cultural promove eventos que buscam dar visibilidade ao tema, enquanto a Educação municipal entrega novos livros infanto-juvenis que elucidam o assunto nas escolas.




Na última sexta-feira, 4, as bibliotecas das Escola Professora Francisca Borba, Escola Monteiro Lobato, Escola São Brás, Escola Professora felicidade Pinto Figueredo e CIEF receberam os livros “Antonieta” e “Triolé, Triolé”, de Eliane Debus. "Antonieta" relata a história da educadora, deputada estadual, escritora e jornalista negra catarinense, Antonieta de Barros. Já a obra “Triolé, Triolé” reúne 20 poemas de Cruz e Sousa, importante poeta negro do século XIX. Os alunos realizam ao longo do mês atividades que trabalham as tradições e legados da cultura afro, temática que já é abordada ao longo do ano nas apostilas escolares.




A Fundação de Cultura busca conscientizar também a comunidade local de Balneário Piçarras com uma programação específica. Entre 3 e 25 de novembro, as escolas recebem o circuito Cinema nos Bairros com filmes que abordam a consciência negra. No dia 16, o vereador Domingos Ignácio realizará uma apresentação na Câmara de Vereadores sobre a tradição da Festa de Nossa Senhora do Rosário. No dia 17, acontece o 2º evento de Capoeira e Maculelê com o Grupo Beribazu Penha Piçarras, com alunos da Fundação Municipal de Cultura.