Por Felipe Franco Bieging / PMP


O Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) já realiza atendimentos veterinários gratuitos no Pet Container, na localidade de Mariscal. Na forma de Unidade Básica de Saúde, os atendimentos ocorrem sem necessidade de agendamento, das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira – acontecendo por ordem de chegada.


“São consultas, não há internação ou medicamentos fornecidos gratuitos. Há um receituário, quando necessário, mas em suma é uma consulta para verificar a saúde do pet”, detalha o superintendente do IMAP, Everaldo Lourival Francisco. O Pet Container fica ao lado da Unidade Básica de Saúde do Mariscal.


Além deste serviço, o IMAP deu início ao serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres, vítimas de maus tratos ou de acidentes, bem como recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus tratos.


A Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social foi contratada pela Prefeitura e pode ser acionada pelo WhatsApp (47) 9 9106.3210. “Apenas os animais acidentados, vítima de maus tratos e doentes serão resgatados. Animais saudáveis não serão recolhidos neste primeiro momento”, explica o superintendente do IMAP.


O serviço de fiscalização de maus tratos, resgate de animais domésticos, vítimas de maus tratos, acidentados ou doentes funcionará 24h, 7 dias por semana. O convênio firmado também renderá 150 castrações mensais (cães e gatos). O valor firmado pelo Termo para prestação dos serviços é de R$ 40 mil mensais. Publicado em 13 de outubro, esse primeiro termo tem validade para todo este ano.


“Graças à legislação que enviamos para o parlamento municipal, foi possível formalizar esse Termo de Credenciamento e oferecer essa gama de serviços tão essenciais à causa animal”, reforçou o prefeito, Aquiles da Costa (MDB). A Lei Municipal 3.298/2022 foi sancionada pelo gestor municipal em janeiro deste ano, momento em que passou a ter validade na cidade.