Uma equipe de engenharia da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) está iniciando um projeto para a implantação de um sistema binário na Praia Alegre, em Penha, uma necessidade viária há muito aguardada por conta do aumento considerável no fluxo na região.


A solicitação para o projeto de engenharia partiu da prefeitura de Penha e prevê a construção de uma segunda ponte ao lado da atual, que deve fazer a ligação direta entre a Avenida Nereu Ramos e a Avenida Governador Ivo Silveira, na beira mar da Praia Alegre. 


Após a conclusão da nova estrutura, a ponte atual - do final dos anos 60 - também será substituída por uma estrutura mais adequada a realidade atual.  De acordo com o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), este projeto vai elevar a mobilidade na cidade. Acrescentou que, pela ação do tempo, maresia, fluxo de veículos e das marés, é natural o desgaste da atual ponte sobre o Rio Iriri e que esta obra deve ser feita de maneira organizada para não comprometer o fluxo na região - um dos maiores da cidade o ano todo.    


A construção da nova ponte tem estimativa de aproximadamente R$ 2,5 milhões em investimentos, que podem vir a partir da destinação de parte de emendas parlamentares impositivas do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), após solicitação feita pelo governo municipal.