Secretaria da Saúde prepara mutirão para ampliar imunização infantil contra Covid-19

 


Texto: Felipe Franco / PMP
Foto: Rodrigo Nunes / Min. Saúde


A Secretaria de Saúde de Penha prepara mutirão de vacinação para elevar o percentual de imunização contra Covid-19 entre as crianças de 5 a 11 anos. Atualmente, a cidade vacinou 25,6% das crianças desta faixa etária, grupo este que possui um total de 3.500 crianças cadastradas.


O mutirão acontecerá no dia 12 de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) – momento em que terão o horário de atendimento estendido. “Precisamos avançar neste cenário, por isso, buscamos sensibilizar os pais e responsáveis a levarem as crianças”, pede o secretário, Rodrigo Medeiros.


Em números exatos, são 785 crianças imunizadas. “Ainda há certo receio na vacinação infantil, mas vejo que é um medo totalmente desnecessário, talvez por falta de informação ou pela alta propagação de fakenews”, analisa o secretário. As crianças recebem a dose da Pfizer infantil, avalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Até o mutirão, as doses seguem sendo aplicadas em todas as UBS´s, sem a necessidade de agendamento. Para tomarem o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável com mais de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente o CPF) e carteira de vacinação.


Números Gerais


Até esta quarta-feira, 23, Penha já havia aplicado 28.400 primeiras doses, representando 91,94% da população vacinável. Outras 23.899 pessoas tomaram a segunda dose, perfazendo 77,37% das pessoas aptas à dose. Mais 6.816 tomaram a dose de reforço.