Formandos do Curso de Performance de Gestão Hoteleira, uma das ações do IETI/Nuphope em 2021 Foto: Rodrigo Knack

O Núcleo de Pousadas e Hotéis de Penha - Nuphope, entidade ligada ao Instituto de Empreendorismo, Tecnologia e Inovação (IETI), encerra o ano de 2021 retomando ações e atividades voltadas a capacitação e melhorias no turismo da cidade.



Depois de um 2020 sem realizar eventos e capacitações por conta das restrições e suspensão das atividades hoteleiras por conta da pandemia, em 2021 foi possível realizar, entre diversas ações, palestras, apresentações, oficinas como a de Performance de Gestão Hoteleira e encerrando com a comemoração do Dia do Hoteleiro, no teatro Acqua do Beto Carrero World.



Realizado pela primeira vez em 2019 e suspenso em 2020 por conta da pandemia, a edição deste ano do Dia do Hoteleiro contou com cerca de 150 empresários da hotelaria e parceiros, palestra motivacional de Lázaro Reis e a entrega de certificados aos concluintes do curso de Performance de Gestão Hoteleira.



Além disso, houve sorteios de ingressos para os Parques Terra Atlântica e Cascanéia, passaportes do Beto Carrero, Escuna Pirata Capitão Gato, FG Big Wheel e rodízios da Top Haus, além de vouchers para roteiros pelas empresas Trilhas de Penha e Boken Aventura. O Secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann e o Deputado Estadual Jessé Lopes também participaram da solenidade.


Aurélio, presidente do Nuphope
F
oto: Aleson Padilha


O presidente do Nuphope, Aurélio Idalgo de Souza, lembrou do sucesso da primeira edição e destacou que o núcleo, além das capacitações, está engajado também em levar dois grandes projetos voltados ao potencial turístico de Penha: o acréscimo do termo “Balneário” ao nome da cidade e a nomeação de uma praça ou logradouro em homenagem ao maior atrativo da cidade, Beto Carrero, e seu criador, João Batista Sergio Murad.



O Deputado Jessé Lopes destacou que “não existe dinheiro público, existe dinheiro dos pagadores de impostos” e, por isso, é fundamental haver fiscalização da aplicação dos recursos. Ressaltou que trabalha contra propostas de burocratização, pois considera que isso dificulta a vida dos empresários e acrescentou que apresentou proposta para emenda parlamentar voltada ao projeto de uma praça em homenagem a Beto Carrero.



Cleber, Secretário de Turismo de Penha
Foto: Aleson Padilha


Para Cleber Neumann, Secretário de Turismo de Penha, somente com a união da iniciativa privada e poder público é possível chegar aos objetivos. Lembrou que está como secretário, mas antes disso, é um empresário do turismo sempre envolvido com o município. Também defendeu a inclusão do “Balneário” no nome da cidade, pois já presenciou confusões com “Penha” de São Paulo e Rio de Janeiro em eventos fora do município.




Jefferson e Edemir (IETI) entregam o certificado a Kulka (Turismo Livre)
Foto: Rodrigo Knack


Formandos

    


Durante o evento em comemoração ao Dia do Hoteleiro, O presidente do Nuphope chamou para o palco do Teatro Acqua os formandos do curso de Performance de Gestão Hoteleira, promovido pelo Ieti e Nuphope e apoios da Ceocon e Secretaria de Turismo.



O presidente do Ieti, Jefferson Custódio, chamou também o Professor Edemir dos Santos, Coordenador de Educação do instituto, que fizeram a entrega dos certificados aos concluintes do curso. Jefferson parabenizou os concluintes e destacou a importância da capacitação.



Rudinei Celestino, com 8 anos de experiência em hotelaria, contou sobre a sua trajetória e falou que o curso trouxe muitos e valiosos conhecimentos de como lidar na hotelaria e superar os desafios.  Para ele, nas próximas edições, é fundamental a participação cada vez maior dos hoteleiros, pois a especialização é essencial.



Karen Lazzaris falou sobre os desafios na hotelaria e que o curso foi essencial para eles. Conclamou aos demais presentes: "não percam a oportunidade de se capacitarem".



"Kukinha" Kulka, da Aqui Comunika e Revista Turismo Livre, destacou que “Não sou hoteleira ‘ainda’, mas vivo a hotelaria há muito tempo com a revista e os trabalhos junto com os profissionais do trade”. Considerou fundamental a busca por conhecimentos e ressaltou que nas próximas edições muitos outros empresários devem participar.