Por Kukinha Destaka
Revista livre SC / Aqui - O Seu Jornal
Fotos: Divulgação


Na tarde de 31 de agosto de 2021, um novo passo foi dado para dar continuidade na história e trabalhos de um grupo do trade de turismo de Penha.


No auditório da Pousada Do Luar Luar foi realizada a primeira reunião do Núcleo de Turismo da Acipen - Associação Empresarial de Penha, sendo este portanto o dia oficial de sua criação.

O núcleo surgiu da oportunidade de unir forças entre a AHOREPE – Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha, e a própria ACIPEN, ambas associações consolidadas e com suas forças em prol do bem comum, um turismo sustentável e responsável.

Foi uma reunião de trabalho, com muita interatividade e participação. O atual presidente da AHOREPE, André Locatelli, explicou os assuntos pertinentes ao andamento da transição entre o encerramento da AHOREPE e a criação em si do Núcleo de Turismo.

Falou de melhorias para os associados com essa integração à ACIPEN, como por exemplo, redução nos valores de mensalidades, além de contar com apoios do Sebrae e da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) para trazer conhecimentos, metodologias de trabalho, dentre outros benefícios.





Assim, o Núcleo de Turismo da Acipen passa a ser o representante legalmente formado do trade turístico de Penha, onde terá cadeira para um representante do grupo participar dos diversos Conselhos Municipais, como COMTUR, CONCIDADE, CONDEMA, Projeto Orla e o DEL (Projeto de Desenvolvimento Econômico Local). É de muita importância estar nesses conselhos e ver que todos podem chegar no mesmo objetivo. Um deles: turismo sustentável em vários aspectos.



André destacou que Penha é o próximo caminho do turismo e deu como exemplo as novas atrações do Beto Carrero World, que também se fez presente através de seu diretor Edilson Doubrawa. A organização do trade e a participação no crescimento de Penha é fundamental, o núcleo tem que ter responsabilidade, "mostrar serviço" e representatividade, com um trabalho efetivo.


Enfatizou e agradeceu o número de associados até o momento, deixou convite e portas abertas para mais integrantes, com a unificação de entidades representativas, independente de questões políticas.


Os representantes

Para conduzir esse núcleo foram eleitos 4 representantes:

1º Coordenador: André Locatelli (Porto Penha Food Park)

2º Coordenador: Rafael Celestino (Pousada Caminho dos Sonhos)

1ª Secretária: Vanessa Abondanza (Pousada do Luar)

2ª Secretária: Maria Joana Caldeira (Pousada Quinta da Baleeira)





Associativismo é fundamental



Durante o encontro, foram ouvidas e debatidas opiniões e declarações dos associados que já estavam na AHOREPE e a visão de novos presentes, sobre como dirigir daqui pra frente os rumos e trabalhos a partir da história dos mais de 20 anos de existência da AHOREPE.



Em seguida, quem assumiu os trabalhos foi a Sheila, representante da FACISC e do Sebrae, que parabenizou os presentes e deu exemplos de outros núcleos na região, como imobiliárias e turismo, relatando cases de sucesso.


Para o sucesso do grupo, enfatizou, é fundamental o associativismo, a contribuição entre dar e não só ganhar. O objetivo é produtividade, visibilidade, equilíbrio financeiro, competitividade, entre outros. Como exemplo, apresentou o projeto Empreender, surgido na Alemanha dentro do associativismo.


Foram abordados os pontos por onde começar os trabalhos, com a participação do pessoal, seus anseios, dúvidas, sugestões e com muita transparência já se iniciaram os planos de ações.


Assim, os presentes consideraram muito satisfatória essa primeira reunião, ficando definida a nova data para a próxima reunião, dia 27 de setembro.


Sucesso e prosperidade a todos!