Rodrigo Machidonski é Formado em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela Unilasalle - Canoas/RS. Proprietário da Penha Corretora de Seguros.
Fones: (47) 3366-5316  / 98416 4869 – corretora@penhaseguros.com.br



Nos dias de hoje, em meio a esta pandemia que assola o mundo inteiro, um produto entrou em evidência. Trata-se do plano de saúde ou seguro saúde. Mas você sabe quais a principais diferenças entre eles? Quais são os benefícios e a forma de pagamento e reembolso dessas duas modalidades comercializadas no Brasil?


Infelizmente nosso sistema público de saúde, não atende de forma digna a população e por isso opções privadas ganham mais espaço a cada dia. Os planos de saúde e os seguros de saúde disparam na frente como soluções suplementares.


Atualmente, existem mais de 1.200 operadoras de saúde privada, com mais de 70 milhões de clientes, o que significa que um terço da população brasileira usufrui deste tipo de assistência particular. 50 milhões são clientes em planos de assistência médica e 20 milhões em planos de assistência odontológica, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).








Principais características de um plano de saúde


Um plano de saúde é o serviço oferecido por uma empresa privada que geralmente engloba uma rede de atendimentos com médicos, laboratórios, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, dependendo da categoria selecionada.


Ao contratar um plano de saúde, você definirá o tipo de cobertura, os serviços inclusos, quantas pessoas participarão do serviço, se o plano de saúde é individual ou familiar e, com base nessas informações, a operadora definirá o valor a ser pago mensalmente.


Os planos de saúde são oferecidos em algumas modalidades, incluindo:


Individual: plano sob medida para uma pessoa. Geralmente, é a opção mais cara de todas, desta forma, tem sido bastante rara a procura por esta modalidade devido à inflexibilidade contratual, reajustes mais altos, ano a ano, e pelo valor praticado.


Familiar: é contratado para atender uma família toda, podendo ser inclusos o casal, os filhos, pais e mães dos contratantes. É uma opção viável, porém leva em consideração fatores como estilo de vida dos dependentes, idade, perfil e doenças pré-existentes, desta forma, o valor pode variar e muito por conta destes detalhes.


Coletivo por adesão: geralmente contratado por sindicatos e associações de classes profissionais, sendo oferecido aos contribuintes. Neste caso, o plano é feito levando em consideração características do grupo assistido, não levando em conta características individuais.


Empresarial: contratado por uma empresa pública ou privada para assistir seus colaboradores. Este formato pode ser adquirido por pequenas, médias ou grandes empresas, geralmente a partir de 3 vidas. Este é um formato econômico, podendo custar apenas algumas dezenas de reais, sendo descontado diretamente na folha de pagamento. O beneficiado não precisa se preocupar com boletos e burocracia, já que o empregador ou uma empresa terceirizada se encarrega de todos os trâmites desde encaminhamento de documentações até negociações de reajustes anuais.


Carência

É importante que o usuário tenha conhecimento dos prazos de carência do plano. Já podemos adiantar que, para urgência e emergência, a carência costuma ser de 24 horas após a assinatura do contrato. No caso de consultas, exames ou internações, por outro lado, o prazo geral pode chegar a até 180 dias, já para parto, é de 300 dias.






Principais características de um seguro saúde


Diferentemente dos planos de saúde que possuem profissionais cadastrados (e algumas vezes exclusivos) em sua rede, o seguro de saúde deixa o beneficiado livre para escolher seu médico, seu laboratório, entre outros serviços.


Desta forma a grande diferença, portanto, entre plano e seguro saúde é que este último tem como objetivo reembolsar o cliente por despesas médicas com consultas, cirurgias, exames clínicos, tratamentos diversos e internações realizadas, sendo que estes serviços podem ser escolhidos livremente pelo segurado. Este reembolso deve ser feito em todas as categorias, de acordo com o plano escolhido.


Atualmente, no intuito de melhorar os serviços prestados, algumas seguradoras disponibilizam uma pequena rede de médicos (muito bem qualificados em cada região) e colaboradores recomendados. Nestes casos, o pagamento é feito diretamente ao prestador pela seguradora, não havendo a necessidade de reembolso.





Vantagens do seguro de saúde


Menos espera: todos sabemos o quão desanimador é esperar nas filas por atendimento médico. Como o segurado do plano de saúde tem acesso aos serviços e clínicas particulares, o atendimento costuma ser bem mais ágil, sem aquelas horas de espera.


Liberdade de escolha: com o seguro saúde, o segurado pode escolher o médico, clínica, laboratório ou serviço para ser atendido, não dependendo de uma rede fixa de opções, como acontece nos contratos de planos de saúde.


Mais exclusividade: De acordo com as normas da ANS, os seguros de saúde são constituídos por diferentes módulos de coberturas, permitindo ao usuário ter um serviço de cobertura totalmente ajustado às suas necessidades e perfil.


Maior flexibilidade: Os planos de saúde, geralmente, têm um modelo mais rígido do que os seguros. Conforme as regras da ANS, os seguros podem ser formados por diversos módulos de coberturas, o que permite a construção de um plano adaptado às necessidades do usuário.


Carência: a carência no seguro saúde é muito parecida com o plano de saúde, porém havendo a necessidade de mudar de seguradora, o corretor pode negociar com a nova seguradora a exclusão da carência.



É muito importante que o seguro saúde seja feito por um Corretor de Seguros, que é o profissional habilitado e preparado para lhe apresentar as melhores soluções que se enquadrem no seu perfil. O Corretor de Seguros também pode lhe apresentar soluções de planos de saúde com diversas operadoras. Este profissional irá garantir que você contrate um seguro que tenha registro na SUSEP, entidade reguladora que fiscaliza os produtos de seguro no Brasil e que garante o seu direito de receber um reembolso ou ser atendido quando precisar.



Se você precisar de maiores informações ou quer adquirir seu Seguro Saúde
, entre em contato com a Penha Corretora de Seguros -
(47) 3366-5316  / 98416 4869 ou pelo e-mail corretora@penhaseguros.com.br.