Rodrigo Machidonski é Formado em Ciência da Computação com MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela Unilasalle - Canoas/RS. Proprietário da Penha Corretora de Seguros.



Contratar um seguro de automóvel é ter uma proteção muito além dos problemas conhecidos e recorrentes que vemos por aí, como acidentes, batidas, roubos e etc. É ter tranquilidade para guiar o carro e estar amparado em diversas situações, como em uma batida que você precisará acionar o seguro para terceiros, previsto em uma possível apólice contratada.


Contratar um seguro é muito importante para quem adquiriu um veículo e deveria fazer parte da soma dos gastos ao adquirir esse bem. Não adianta pensar nas parcelas do financiamento, por exemplo, mas não levar em conta o gasto do seguro. Você sabia que, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 1 minuto no Brasil, um carro é roubado?


E, infelizmente, estamos constantemente expostos a acidentes. Por mais que você seja um motorista consciente e pratique a direção defensiva, no trânsito cada vez mais caótico, você estará sempre exposto a outros veículos e motoristas que podem não ser tão cuidadosos como você.


Para você ter uma ideia, cerca de 400 mil pessoas são feridas em acidentes de trânsito no Brasil todos os anos e destas 47 mil vão a óbito.


Coberturas


Uma apólice de seguro de automóvel geralmente engloba as coberturas de colisão, incêndio, roubo/furto, danos da natureza, cobertura contra terceiros, cobertura de morte ou invalidez para os passageiros do veículo.


Em relação a cobertura contra terceiros, geralmente os seguros englobam duas coberturas:


1) Danos materiais
, que visa garantir os danos materiais causados a terceiros e que sejam de responsabilidade do segurado.

2) Danos pessoais, que visa garantir os danos as pessoas em um eventual acidente causado pelo segurado. Neste caso, é necessário que o segurado seja acionado judicialmente sobre suas responsabilidades.


A cobertura de um seguro de automóvel abrange todo o território nacional, porém algumas seguradoras incluem em suas apólices o seguro “Carta Verde”, que se trata de um seguro obrigatório para o veículo ingressar nos países do Mercosul.


O seguro também oferece serviços de assistência 24 horas, que podem ajudar nas situações mais adversas, como guincho, por exemplo. Se o seu pneu furar no meio de uma estrada, à noite, você pode acionar o seguro, tanto para ajudar no reparo quanto com um guincho, que irá rebocar o seu carro para um local seguro, fazer os procedimentos necessários e deixar o veículo apto para rodar novamente. Por tratar-se de um serviço de assistência, também pode ajudar em caso de o segurado necessitar de um chaveiro para o veículo, ou carga na bateria, etc;


Conte com profissionais

É muito importante que o seguro seja feito por um Corretor de Seguros, que é o profissional habilitado e preparado para lhe apresentar as melhores soluções que se enquadrem no seu perfil.


Este profissional irá garantir que você contrate um seguro que tenha registro na SUSEP, entidade reguladora que fiscaliza os produtos de seguro no Brasil e que garante o seu direito de receber um reembolso ou ser atendido quando precisar.


Se você precisar de maiores informações ou gostaria de adquirir um seguro para seu automóvel, entre em contato com a Penha Corretora de Seguros.