Recurso foi pleiteado pelo vereador Adriano Tibeco (PSDB) e garantido através do Deputado Federal Fabio Schiochet (PSL)


Por Rodrigo Knack / Aqui Comunica
Imagens: Rodrigo Knack e Kukinha Kulka


Na tarde de quinta-feira, 22 de abril, o vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB) recebeu os representantes do deputado federal Fabio Schiochet (PSL) para a entrega do documento que oficializa a emenda parlamentar de R$ 160 mil, destinada a compra de um novo trator para os pescadores de Armação do Itapocoroy.


O deputado estaria presente no ato, mas não pôde comparecer por ter testado positivo para a Covid-19, então vieram para representá-lo o secretário do gabinete do parlamentar, Emerson Tizoni, o vereador em Jaraguá do Sul e coordenador regional do PSL, Jeferson Cardozo e as equipes ligadas ao gabinete.



O trator que está sendo usado atualmente foi entregue no ano de 2011 e já não comporta mais os trabalhos, apresentando problemas frequentes de mecânica e desgastes. O vereador Tibeco afirmou que assumiu este compromisso com os pescadores e foi buscar os recursos para a aquisição do equipamento. "Conheci o Deputado Fabio Schiochet e ele me disse: Adriano, vou te ajudar".



Vereador Adriano Tibeco (PSDB)



Tibeco destacou a solicitude do parlamentar no atendimento ao pedido. "E agora esse valor, de R$ 160 mil, está disponível", explicou o vereador, acrescentando que ainda existem os trâmites burocráticos comuns a este tipo de destinação de recursos. "Mas vai sair!", comemorou.




Emerson Tizoni, secretário parlamentar do deputado Fabio Schiochet (PSL)


Transferência direta



Emerson Tizoni, secretário do gabinete do deputado Fabio Schiochet e representando o parlamentar, elogiou o trabalho do vereador. "O Tibeco tem as portas do gabinete abertas em Brasília", afirmou, explicando que a emenda é um compromisso e que entrou no orçamento de 2020, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente da República. "A gente remanejou o orçamento e conseguiu encaixar. É uma transferência direta". Isso significa que este recurso o governo federal vai destinar diretamente na conta da prefeitura.


Tizoni acrescentou a necessidade de cobrar do prefeito para que faça a aquisição com a maior agilidade, assim que o recurso for creditado na conta da prefeitura. Ele acredita que, sendo sancionado o orçamento pelo governo federal, em cerca de 3 meses esse recurso estará disponível para a compra do trator. 


O vereador Tibeco afirmou que esteve na terça-feira na prefeitura e foi recebido pelo prefeito Aquiles da Costa (MDB). "Eu já peguei a assinatura dele", afirmou, reforçando que está registrada a concordância do prefeito com a compra do trator. Acrescentou que terá reunião com o secretário municipal de administração, com o objetivo de formar o edital para a licitação de aquisição da máquina e, assim, agilizar o processo de compra assim que o recurso for creditado.


Valorização dos pescadores




Vereador Celinho (PSDB)


O vereador Célio Francisco, o Celinho (PSDB), parabenizou a conquista, que considerou uma alegria para todos os pescadores da região. "Tudo o que nós fizermos para o município, como vereadores, não estamos fazendo para nós e sim para a comunidade", acrescentou. Celinho também sugeriu que o trator fosse equipado com um guincho tipo "munck" para uso nas manutenções, por exemplo, dos motores das embarcações.





Evandro dos Navegantes, presidente municipal do PSDB



Evandro dos Navegantes, presidente municipal do PSDB, ressaltou que no dia 19 de julho deste ano completam-se 10 anos do último trator 0 km que os pescadores receberam, no período em que esteve como prefeito. Agora, com este recurso, os pescadores poderão novamente ter a valorização que precisam para trabalhar.


Evandro parabenizou o vereador Tibeco, pois este equipamento vai atender a mais de 200 pescadores na região de Armação do Itapocoroy. Parabenizou também o Deputado Fabio Schiochet por viabilizar este recurso.

 

Ao final, Tibeco agradeceu mais uma vez ao apoio do Deputado Fabio Schiochet  e de toda a equipe e ressaltou que esta conquista é só o começo. "Vamos continuar estando do lado de vocês, trabalhando pela comunidade", finalizou.