A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade Nova agora dispõe de medidores de oxigênio dissolvido (OD) que vão monitorar em tempo real este importante aspecto do tratamento de efluentes.



Uma das unidades do novo equipamento já está em funcionamento no atual módulo em operação, que atende Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária, e a outra será instalada no novo módulo, que vai ser responsável por Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova. O investimento para compra das duas unidades do equipamento foi de R$ 65 mil.




Em Itajaí, o esgoto é tratado pelo sistema de lodos ativados, que possui duas etapas. Na primeira, ocorre a decomposição aeróbia da matéria orgânica, que é quando as substâncias são metabolizadas pelas bactérias presentes. Este processo ocorre dentro do tanque de aeração e demanda oxigênio. Na etapa seguinte, o decantador separa os sólidos dos líquidos gerados anteriormente.



O oxigênio necessário é introduzido no sistema por meio de sopradores de ar, que agora poderão ser controlados pelo medidor de OD, otimizando o processo. Além disso, o novo equipamento conta com telemetria, o que significa que os dados serão monitorados remotamente, reduzindo a demanda de coletas e deslocamentos.






Antes da aquisição desta tecnologia, o acompanhamento dos níveis de oxigênio era feito apenas por meio de coletas manuais. O novo aparelho também vai gerar economia no consumo de energia elétrica, porque quando os níveis de oxigênio estiverem elevados, a frequência dos sopradores será reduzida automaticamente.




“Os operadores tinham que ir até o local e realizar a medição dentro do tanque. Agora, otimizamos o processo de aeração e ganhamos maior controle sobre a operação da estação”, explica a engenheira sanitarista do Semasa, Adriana dos Santos.